segunda-feira, 28 de março de 2011

Yerma VI - Leitura 1


As indicações de cena que iniciam o primeiro quadro do primeiro ato parecem já a me indicar que a atmosfera de sonho é, na realidade, mesmo um sonho: Yerma, dormindo, sonha com  um pastor com uma criança nos braços. Duas canções: um coro no início da encenação ("A la nana, nana, nana / a la nanita le heremos / una chocita en el campo / y en ella nos meteremos", que traduzo como "dorme, nenê, dorme, dorme / que faremos / uma casinha no campo / onde moraremos") e outra, logo depois da saída do marido Juan, que não quer nem falar sobre filhos. Há uma cena muda ao final do quadro, logo após a conversa com Víctor, que "dialoga" com as indicações de cena do início, passando do sonho para os fatos. Vou colocá-las aqui, lado a lado, e veremos se já não sabemos quem é o "pastor" dos sonhos de Yerma.

"(Al levantarse el telón está YERMA dormida con un tabanque de costura a los pies. La escena tiene una extraña luz de sueño. Un pastor sale de puntillas mirando fijamente a YERMA. Lleva de la mano a un niño vestido de blanco. Suena el reloj. Cuando sale el pastor la luz se cambia por una alegre luz de mañana de primavera. YERMA se desperta.)"

"(YERMA, que em actitud pensativa se levanta y acude al sitio donde ha estado VÍCTOR y respira fuertemente, como si aspirava aire de montaña, después va al otro lado de la habitación como buscando algo y de alli vuelve a sentarse y coge otra vez la costura. Comienza a coser y queda com los ojos fijos en un ponto)".

Até mesmo os olhos fixos retornam, mas agora parece terem mudado de donos e o que era sono agora é devaneio. 

Imagem: Google images. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário