domingo, 6 de março de 2011

Lorca 2 - Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu jardim

Amor de Dom Perlimplim (imagem de palavraslacradas.blogspot.com)
Desenho de Lorca

Li a tradução de Oscar Mendes para a Editora José Aguilar (1975).
AMOR DE DOM PERLIMPLIM COM BELISA EM SEU JARDIM
Aleluia erótica em quatro quadros e um prólogo (versão de câmara), 1931.


Personagens

DOM PERLIMPLIM
BELISA
MARCOLFA
MÃE DE BELISA
PRIMEIRO DUENDE
SEGUNDO DUENDE

Prólogo
Marcolfa provoca e Dom Perlimplim pede Belisa em casamento, insolitamente. Da mesma forma Belisa e sua mãe aceitam o pedido.

Primeiro quadro
Na primeira noite de casados já Dom Perlimplim é traído, escandalosamente, por Belisa e cinco homens representando as cinco raças da terra. Os Duendes simulam ocultar o que toda a gente saberá, de forma oblíqua (pois uma coisa é "eu vi"; outra é "dizem").

Segundo quadro
Dom Perlimplim alimenta um sonho de sacrifício, indiferente à "moral ridícula das pessoas".

Terceiro quadro
Orientada por Dom Perlimplim, Marcolfa apresenta o Outro (jovem) a Belisa, que o ama. Dom Perlimplim se mata e acusa o marido de Belisa (o Mesmo). O Outro faz essa revelação a Belisa, informando que Dom Perlimplim (o Marido) fugiu para nunca mais e que, ao fugir, dissera: "Belisa já tem uma alma".

Indicações para as cenas

Prólogo
"Casa de Dom Perlimplim. Paredes verdes, com cadeiras e móveis pintados de preto. Ao fundo, uma varanda, donde se avista a varanda de Belisa. Sonata. Perlimplim, casaca verde e peruca branca, cheia de cachos; Marcolfa, criada, o clássico traje de listras".

Primeiro quadro
"Sala de Dom perlimplim. No centro uma grande cama com dossel e penachos de plumas, Nas paredes há seis portas. A primeira da direita serve de entrada e saída a Dom Perlimplim. É a primeira noite de casados. Marcolfa, com um candeeiro na mão, na primeira da esquerda".

Segundo quadro
"Sala de jantar de Perlimplim. As perpectivas estão deliciosamente confundidas. A mesa, com todos os objetos pintados, como em uma cena primitiva".

Terceiro quadro
"Jardim de ciprestes e laranjeiras. Ao levantar-se o pano aparecem Perlimplim e Marcolfa no jardim".

Nenhum comentário:

Postar um comentário