terça-feira, 29 de março de 2011

Formalismo russo VI

"The night of Quijote"

TERCEIRA PARTE
A NARRAÇÃO
A Construção da novela e do romance
CHKLOVSKI,Viktor Borisovich (1893-1984)
"(...) primeiramente devo dizer que não encontrei ainda definição para a novela, isto é, não posso ainda dizer que qualidade deve caracterizar o motivo, nem como os motivos devem combinar-se a fim de que se obtenha uma trama. (...).
"Habitualmente, toda série de novelas encontra-se contida numa novela padrão. (...).
"Mas o que é necessário para que percebamos uma novela como acabada? (...).
"(...) a novela necessita não somente da ação, mas também da reação, de uma falta de coincidência. Isso aproxima o motivo do tropos e do trocadilho. (...).
"Existem várias novelas que são um desenvolvimento do trocadilho. (...)
"Também a contradição dos costumes pode servir de motivo. (...)
"O motivo da falsa impossibilidade funda=se também sobre uma contradição. (...)
"Em geral, a novela é uma combinação das construções em cadeia e em plataformas e ainda compiladas por diversos desenvolvimentos. (...)
"O paralelismo é um outro procedimento utilizado na construção da novela. (...)
"A compilação de novelas precedeu o romance contemporâneo; essa informação não implica na existência de um vínculo causal; estabelece-se antes um fato cronológico. (...)
"O enquadramento (...) O picaresco (...).
"Decameron, (...) Os Contos de Canterbury, (...) Cervantes, Lesage, Fielding e depois sua deformação em Sterne, no romance europeu moderno. (...).
"Podemos dizer em geral que também o enquadramento assim como o picaresco ajudaram a integrar cada vez mais as matérias exteriores no corpo do romance. É mais fácil observar esse fenômeno no exemplo notório de Don Quixote". Formalistas russos, p.205-226.

Imagem: Google images, alexandrepavan.wordpress.com.

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