domingo, 13 de março de 2011

Lorca 4 - A Casa de Bernarda Alba


Li a tradução de Marcus Mota para a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (2009)
A CASA DE BERNARDA ALBA

Personagens

BERNARDA (60 anos)
MARIA JOSEFA (mãe de Bernarda, 80 anos)
ANGÚSTIA (filha de Bernarda, 39 anos)
MADALENA (filha de Bernarda, 30 anos)
AMÉLIA (filha de Bernarda, 27 anos)
MARTÍRIO (filha de Bernarda, 24 anos)
ADELA (filha de Bernarda, 20 anos)
PÔNCIA (criada, 60 anos)
CRIADA (50 anos)
PRUDÊNCIA (50 anos)
MENDIGA
1ª MULHER
2ª MULHER
3ª MULHER
4ª MULHER
UMA JOVEM
MULHERES DE LUTO

PRIMEIRO ATO
Aposento muito branco do interior da casa de Bernarda. Muros grossos. Portas em arco com cortinas de juta remontadas com bodas e adornos. Cadeiras de vime. Quadros com paisagens inverossímeis de ninfas ou reis lendários. É verão. Um grande silêncio sombrio estende-se pela cena. Ao erguer-se o pano, o palco está vazio. Escuta-se o dbre de sinos. Entra a criada.

A volta da igreja: Bernarda, sua mãe e suas filhase mais duzentas mulheres na casa. Os homes no pátio. Velório de Antôno Maria Benevides, segundo Marido de Bernarda. Bernarda reina inquisidora e autoritária sobre a casa. A mãe está louca e quer casar-se. Bernarda a manda trancar em casa. Quer também que as filhas fiquem trancadas. Angústia, uma das filhas (de Bernarda com eu primeiro marido) fica com a maior parte da herança e tem um pretendente: Pepe Romano. Bernardo tem dificuldade para controlar a casa, a mãe e as filhas. Não tem o respeito de ninguém.

SEGUNDO ATO
Sala branca do interior da casa de Bernarda. As portas da esquerda dão para os dormitórios. As filhs de Bernarda estão sentadas em banquetes. Costuram. Madalena borda. Com elas está Pôncia.
 
Angústia se prepara para o casamento com Pepe Romano, mesmo sabendo que este o fará pelo dinheiro da herança, o que ela compensa pela possibilidade de deixar a Casa. Fica revelado o amor da filha mais nova, Adela, pelo mesmo Pepe Romano. Ambiente de muita repressão. "Nascer mulher é o maior castigo". A casa está absolutamente separada da "rua", domínio dos homens, que entoam canções. A ligação entre os dois mundos é feita pelos olhares e ouvidos das mulheres, que os seguem e são intimados por sua música, respectivamente. "Agora dobram a esquina". "O ceifador pede folhas para adornar seu sombreiro". Martírio alerta sobre barulhos no curral de madrugada. Some o retrato de Pepe Moreno, que Angústia guardava. Pressionada por Bernarda Pôncia encontra o retrato entre os lençóis de Martírio, que argumenta com a ideia de que estava fazendo uma brincadeira com a irmã. Pôncia revela que tanto Martírio quanto Adela estão apaixonadas por Pepe Romano e que as filhas de Bernarda foram criadas sem liberdade nenhuma e que isso não pode durar para sempre. As duas mulheres se agridem verbalmente. Uma mulher do povoado descobre que a filha teve um filho. Sem saber quem é o pai a mulher mata o menino e tenta escondê-lo. Cães encontram a criança; revolta do povo, que quer matar a mulher. Dentro da Casa, Bernarda e Martírio pedem a morte da Mulher, para pagar pelo pecado. Adela pede que deixem-na fugir. Adela parece estar grávida de Pepe Romano.

TERCEIRO ATO
Quatro paredes brancas ligeiramente azuladas do pátio interno da Casa de Bernarda. É noite. A decoração é de perfeita simplicidade. As portas iluminadas pela luz dos interiores dão um tênue fulgor à cena. No centro, uma mesa com um candeeiro. à mesa estão Bernarda e suas filhas. Pôncia as serve. Prudência está sentada à parte. Ao erguer-se o pano, há um grande silêncio, interrompido pelo ruído de pratos e talheres.

O cavalo no estábulo. Branco. O anel de noivado que Pepe Romano dá à noiva Angústia possui três pérolas. Três lágrimas? Três mulheres: Angústia, Martírio e Adela? Tranquilidade dissimulada. Angústia informa que Pepe Romano viajou com a mãe. Pôncia alerta, insistemente, Bernarda sobre a possibilidade do desastre.  Maria josefa reapareça com uma ovelha, que chama de filho, nos braços. Denuncia toda a tragédia e os desmandos da Casa. Adela e Martírio se encontram no estábulo. Adela espera Pepe. Martírio se submete e aceita o casamento de Angústia com Pepe e pede que Adela os deixe em paz. Adela está disposta a ser a amante do marido da irmã. Bernarda atira em Pepe, que foge. Adela se mata no quarto ao lado do estábulo.

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