sábado, 26 de maio de 2012

Devaneios I



Que trabalho dificílimo deve ser este de sustentar um regime imaginário que não descansa nunca. Estar sempre alerta, sempre a produzir, desejando um dia maior que ele de fato é, querendo um fogo sempre aceso. Uma luz sempre a iluminar os caminhos. É possível que pessoas vinculadas a esta forma de “mundo” devem “apenas” sonhar durante as noites. Talvez quisessem mesmo eliminar as noites. Essa “vigilância” opressiva deve fazê-las, inclusive, temer a noite, os sonos e os sonhos.  Bachelard ensina que o sonho noturno “descansa apenas o corpo físico”e que “só raramente ele põe a alma em repouso”; o que descansaria a alma, ou o corpo inteiro, seria o devaneio diurno, o sonho acordado, sem onipresentes projetos e preocupações do imaginário do nosso tempo.

Sonhar, é claro, abre as portas para todos os fantasmas, que, como sabemos, não gostam de ser controlados. O homem dos nossos dias tem, sim, muito medo de sonhar, mesmo que seja à noite, quando se entrega aos braços de Morfeu, ainda que em boa companhia feminina. Por isso é tão importante essa descida lenta e segura, conscientemente esbarrando nas fronteiras das sombras do inconsciente, rumo ao devaneio diurno, ao repouso das águas, tão femininas águas. É na experiência desse devaneio que a alma do homem repousa, tranquila e sem medo, nos braços da mãe terra, digo, água, digo, nos braços de uma mulher.


4 comentários:

  1. Já visitei este "Espaço Imaginário" algumas vezes, mais ainda não havia comentado. Adorei sua sensibilidade. Que possamos nos dissolver em águas calmas sempre. bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Flávia.
      Fiquei contente com a notícia de suas honrosas visitas (agora mais ainda: comentando). Volte sempre, você engrandece este humilde espaço.
      Obrigado.
      Gilson.

      Excluir
  2. Ola Gilson/Imaginario, são bonitas suas palavras, suos pensamentos... são palavras de um sonhador ... mas você não é o único. ;D
    Um grande abraço, seu blog é lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias, gracias, Carolina! Sea bienvenida!
      Fico contente com suas palavras e por saber que conhece o português, o que facilita a comunicação. O "Cisnes&Rosas", este sim, é um espaço de valor, riquíssimo, e é uma honra ter você aqui, lendo, comentando.
      Agradeço muito.
      Bom domingo.
      Gilson.

      Excluir