quinta-feira, 5 de julho de 2012

"Vau de rio é a coragem"; "vau do mundo é a alegria"


Magoados, ao crepúsculo dormente,
Ora em rebojos galopantes, ora
Em desmaios de pena e de demora,
Rios, chorais amarguradamente,

Desejais regressar... Mas, leito em fora,
Correis... E misturais pela corrente
Um desejo e uma angústia, entre a nascente
De onde vindes, e a foz que vos devora.

Sofreis da pressa, e, a um tempo, da lembrança.
Pois no vosso clamor, que a sombra invade,
No vosso pranto, que no mar se lança,

Rios tristes! agita-se a ansiedade
De todos os que vivem de esperança,
De todos os que morrem de saudade...

OLAVO BILAC, em Os Rios.

--

Pirapora é um vau, um meio de caminho, um lugar para atravessar o caminho.









7 comentários:

  1. Os rios, aqueles territorios de sonho que estao ao lado de belas paisagens e cidades lindas. Veo que esta e uma cidade rica em historia e cultura, parece calma e melancolia, antiga e romantica.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carolina.
      Cidade de muitos mistérios, que o rio, seu cúmplice, ajuda a esconder. Uma vida não seria suficiente para mostrá-la (a não ser, talvez, se vivida aqui). Tentarei ir mostrando os fragmentos que recolhi (e que vão comigo, inconscientemente às vezes, já fazendo parte de mim).
      Beijo.
      Gilson.

      Excluir
  2. Alegria ou coragem? Me lembrei de uma excursão que fizemos para a Cachoeira da Farofa, na Serra do Cipó, 22 km de caminhada após a entrada do IBAMA ( conhece? ). Atravessamos o rio por três vezes, com água até na cintura e tênis suspensos nas mãos.
    Suas fotos me enganaram na primeira olhada. Pensei que fosse o primeiro peixe fruto de uma pescaria, ou melhor, exibição de um troféu...rsrsr Comecei a pensar no porque postou a foto invertida e ... só então me vi diante da minha burrice: são orelhões! Exóticos...
    Mas sabe do que mais gostei? A foto da casa abandonada. Posso imaginá-la após uma restauração. Pintada de rosa bem clarinho com janelas brancas, seria a minha casinha de boneca.
    Obrigada por compartilhar o seu olhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço a Cachoeira da Farofa (tenho muito que aprender ainda, Anabela). Travessia é palavra difícil para mim, apesar de estar no centro dos meus estudos. Talvez por isso eu vá deixando, aproximando-me dela lentamente. Mas são duas definições de vau aqui: vau do rio e vau do mundo. Um, coragem; outro, alegria. O primeiro me joga no eu sozinho, coragem minha que, só por amor, outra pessoa pode, talvez, me emprestar; o segundo me joga nas mãos de Deus, na fé que faz de toda água passível de passagem (vau seria qualquer parte da água - Aquele não andou sobre as águas?).

      Quanto às fotos, eu quis isto mesmo: deixar as imagens "deitadas" (os peixes não ficam quse sempre na horizontal - é o eixo natural deles, que eu quis respeitar). Meu olhar para o peixe/orelhão fez você virar o seu.

      Já a casa abandonada é um espetaculo mesmo. Cadê as portas? Uma casa de pássaros. Pintar de rosa as paredes, tem certeza? Ficaria parecendo aqueles barracões para alugar...

      Grande abraço.
      Ainda escuto o murmúrio do Rio, e posso vê aqui da janela, mas amanhã volto pra casa.
      Gilson.

      Excluir
    2. Me esqueci das portas rsrsrs, talvez porque aqui tenho muito mais janelas e ...
      O que você tem contra o rosa (cor)? No imaginário romântico feminino o rosa ainda reina!

      Excluir
    3. Quando releio essas minhas respostas, me dá certas raivas (tantas palavras faltando pedaços, não se sabe se estou perguntando ou afirmando... Às vezes é a palavra inteira que eu engoli!) Que coisa... Peço desculpas.

      Pois é, as portas ! Fiquei um tempão olhando e querendo saber por onde os antigos moradores entravam (não eram voando, claro). As portas estão nas laterais. Não fotografei porque havia muito mato tirando a visão. Nada, nada contra a rosa(cor) ou qualquer outra rosa que for... Se vc pintasse de azul marinho ia parecer barracão de aluguel do mesmo jeito. Marrom, também... Melhor de tudo é quando pinta de marrom e faz passepartout azul nas janelas, portas... Aí, encerramos.
      Abraço.
      Gilson.

      Excluir
    4. Tá vendo? De novo.
      "...não era voando..." eu quis escrever. Aquele "m" apareceu lá.

      Excluir