Conta-se que Nossa Senhora chegou à beira do Rio São Francisco querendo atravessar para o outro lado. Vendo um cari, pergunta-lhe: "Cari, aí dá vau?". O cari, por deboche, fazendo uma careta, abre uma grande boca e responde, remedando Nossa Senhora: "Cariiiiii, aí dáááá vaaaaauuuu??!!". Nossa Senhora então diz: "Com esta boca você há de ficar".
Donde o cari ser o peixe mais feio do São Francisco. Uma boca grande e o corpo coberto por uma carapaça áspera e de cor escura. É um peixe pouco apreciado. Antigamente, em Pirapora, ninguém o comia. Quando apanhado, os pescadores jogavam-no fora. É conhecido também pelo nome de cascudo.
Fonte: Rio São Francisco: vapores e vapozeiros. Domingos Diniz, Ivan P. B. da Mata e Mariângela Diniz.
É o risco...:)))Um abraço, Yayá.
ResponderExcluirYayá, quanta honra esta visita.
ExcluirTens razão, e o bicho ficou cascudo, bocudo, muito feioso demais.
Um abraço.
Gilson.
Esta lenda veio bem a calhar. Tenho espreitado a postura das pessoas nas redes sociais. Leio tanta agressividade, tanto preconceito, tanto deboche.
ResponderExcluirImagine quantos beiçudos iriam ficar....rs.
Não posso deixar de te contar que minha memória auditiva foi direto para a casa
da minha mãe que rindo brigava com meu pai por ficar "remedando" seu jeito de falar. Puxa! me emocionei. a anos nao ouvia este termo.)
Beijao
Olá, Margoh, que bom vê-la aqui.
ExcluirVocê tem toda razão quanto à postura das pessoas, mas é em toda parte, Margoh. O respeito vem se quebrando de uma forma assustadora.
Fico contente de tê-la feito reviver espaços vividos. Digo para você: no Brasil-interior existe uma reserva vocabular fabulosa. Eles vão "ajeitando" os termos, é claro: você pode ver que remedar já está bastante "arredondinhado" (do Latim "re+imitari).
Abraço.
Gilson.
Tudo é novo para mim acerca dessas geografias. Mas - entretanto já li mais qualquer coisa acerca do Xico - começo a sentir o aroma.
ResponderExcluirAbraço
AC,
Excluirmuito me honra com sua visita e comentário.
E não se preocupe: há determinados lugares do Brasil que são novidades mesmo para a grande maioria dos próprios brasileiros. O Rio São Francisco, cujas águas são tão exploradas por magníficas hidroelétricas, é um patrimônio cultural e uma reserva de beleza que poucos conhecem. Entre os conhecedores não me incluo, evidentemente, sou apenas interessado em saber de nossas coisas.
Receba um grande abraço.
Gilson.
Carli, o peixe mitologico.
ResponderExcluirE uma passagem agradavel. Beijo, feliz fin de semana.
Ia me esquecendo: feliz final de semana para você também, e para todos a quem você quer bem.
ExcluirGilson, desculpa: Cari, eu quis dizer. Cari.
ResponderExcluirA passagem do Cari bocudo e cascudo?
ExcluirTambém achei, Carolina. Ele terá se dado mal ao debochar de gente séria.
Grande abraço e obrigado pela visita.
Gilson.