terça-feira, 20 de março de 2012

Semana Santa em SJDR



O Museu Regional de São João del-Rei apresenta um programa imperdível para a Semana Santa na cidade

Os visitantes que chegarem a São João del-Rei para o feriado de Semana Santa, na primeira semana de abril, poderão assistir ao recital de órgão de tubos do século XVIII, com a organista Elisa Freixo, que acontece na quinta-feira, dia 5, às 18h30min. O programa inclui, também, uma visita à exposição “Oratórios Mineiros dos Séculos XVIII e XIX”, apresentada pelo Museu Regional de São João del-Rei/IBRAM, na Sala de Exposições de Curta Duração.
A coleção de oratórios se formou durante as décadas de 1950 e 1960, quando a equipe de profissionais do então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), liderada pelo Dr. Rodrigo Melo Franco de Andrade deu início a aquisição de acervo para a montagem dos Museus Regionais de Minas Gerais. Na atualidade a coleção apresentada na exposição é memória, revelando um pouco da intimidade e do universo controlado das casas e o mundo de “harmonia e calma” administrado pelas mulheres.
O Museu Regional apresenta, ainda, coleções variadas em sua Exposição de Longa Duração. Para a semana santa destacam-se as peças da coleção de arte sacra, obras de grandes artistas, como Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, Mestre Piranga e Piranguinha. Escultores autodidatas que romperam com a tradição erudita europeia predominante na época, estes Santeiros do século XVIII produziram imagens sacras de grande valor histórico e estético.
Serviço:
Museu Regional de São João del-Rei/Ibram/MinC
Salas de Exposição de Longa Duração: de terça a domingo, de 12h30 às 17h30.
Sala de Exposições de Curta Duração: diariamente, das 9h às 18h.

2 comentários:

  1. Olá Gilson, estou passando para agradecer sua gentileza.Como professora sinto no dever de tentar passar aos meus alunos e as pessoas que me seguem ou passam pelo meu cantinho,algo que possa ajudar a melhorar esse nosso mundinho...Vou fazendo a minha parte.Afinal, nossa passagem por aqui é breve...
    Que pena que a minha grana anda curtinha...rsrsr, visitar São João Del Rei, deve ser um passeio muito legal...Quem sabe um dia!Na semana Santa como estou de feriado desde o dia 05, vou descansar ,por aqui mesmo. Aproveitar por as coisas em dia, principalmente o sono, que anda atrasado.Fique com Deus! Obrigada pelo seu carinho. Tenha uma semana de muita Paz e Luz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito simpática, sempre, você, Del. Obrigado pela visita. Quanto a mim, também tentarei dormir um pouco no feriado. A memória já me cobra essa dívida. Muita Paz e Luz pra você também.
      Abraço.
      Gilson.

      Excluir