sábado, 3 de março de 2012

Getúlio Dornelles Vargas V

“(...) Por mais amizade que lhe tenha e liberdade que tome consigo, sempre é certo que diante de você não esqueço nunca o ministro, que me assusta, me diminui e me subalterniza. Isto, aliás, me deixa danado de raiva e é a razão por que fujo sempre das altas personalidades. Por carta e de longe, posso me explicar com menos propensão ao consentimento” (Mário de Andrade, 23.2.1939 apud Helena Bomeny).

“(...) É verdade que minha colaboração foi sempre prestada ao amigo (e só este, de resto, lhe perdoaria as impertinências de que costuma revestir-se), e não propriamente ao ministro nem ao governo, mas seria impossível dissociar essas entidades e, se eu o conseguisse, isto poderia servir de escusa para mim, porém não beneficiaria o ministro...” (Carlos Drummond de Andrade, 25.3.1936 apud Helena Bomeny).



Gustavo Capanema foi ministro da Educação e Saúde Pública de Vargas, de 1934 até a deposição de Getúlio pelas forças armadas em 1945. Da equipe de Capanema no ministério fizeram parte, entre outros, Mário de Andrade, Cândido Portinari, Manuel Bandeira, Heitor Vila-Lobos, Cecília Meireles, Lúcio Costa e Vinícius de Morais. Seu chefe de Gabinete foi Carlos Drummond de Andrade.

2 comentários:

  1. Gostei muito de ler os trechos e de ver um conjunto de pessoas ilustres que tanto de bom fizeram.
    Obrigada!
    Um abraço. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,
      sejas sempre bem-vinda. Observaste a tensão e o desconforto de Mário e de Drummond, pela participação deles em um governo ditatorial? Mário diz fazê-lo por amizade a Drummond e este, por sua vez, não se sente salvo pela amizade de infância com Capanema. Tens razão, no entanto, são grandes homens, estiveram lá e fizeram grandes coisas. Ainda há outros.
      Abraço e obrigado.

      Excluir