quinta-feira, 23 de junho de 2011

Reduções para a leitura


Fico às vezes pensando o quanto o estudo da Literatura destrói o prazer de ler. Os professores de literatura me parecem, quase todos, médicos frustrados, verdadeiramente vocacionados para a anatomia e o culto da forma. Há uma espécie de sublimação do ato do dissecador em suas aulas. Não quero pensar na imagem infernal que aparece na minha alma, quando os vejo dissecando seres vivos. No momento, gostaria de dizer apenas que não precisa ser assim. A escola não precisa reduzir o prazer de ler, como infelizmente costuma fazer. Não quero a leitura para o deleite do burguês desocupado nem aquela que lhe impõe a resistência marxista combatente, porque são, ambas, redutoras e limitadas como são todas as reduções. Quero a leitura do ser humano que lê e escreve para saber por que escreve e lê. Vou voltar ao assunto em breve. Uma amiga um dia me disse que eu deveria colocar mais opinião neste espaço, e agora eu não paro mais de lançar facas e de blasfemar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário