domingo, 27 de fevereiro de 2011

Sobre este "Diário"

Estrada Arinos(MG) a Chapada Gaúcha (MG) em direção ao Rio Carinhanha e ao Parque Nacional Grande Sertão Veredas

A intenção principal, com estas mal traçadas linhas que aqui a partir de hoje se irão anotando, é tão simplesmente buscar registrar os passos dados no estudo a que me coloquei na disposição de fazer acerca do Imaginário, no meu curso de Mestrado. O nome e sobrenome da linha de pesquisa é exatamente, sem tirar nem pôr, Literatura, história e imaginário. Estou matriculado, neste primeiro semestre em duas disciplinas, o que parece pouco, mas fui apoiado na decisão pela minha perfeita Orientadora: uma específica da área (em que estudarei as vertentes do imaginário na obra Dramática de García Lorca) e outra, básica, que me proporcionará dimensão inimaginável no trabalho com prosa. Eu vou estudar prosa, o livro Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa. Não o livro todo, apenas a fala do ex-jagunço Riobaldo, mas não toda ela, apenas no que nela possa encontrar de material destinado ao meu objetivo geral: realizar o mapa imaginário do sertão, naquela obra. A intenção secundária, mas não menos importante, é de dar alguma disciplina para o meu próprio acompanhamento de minhas leituras e possíveis avanços, pois que pretendo lançar aqui, diariamente, os resultados alcançados no dia, assim como as dúvidas, as dificuldades e as angústias. Por fim, espero que seja divertido, pelo menos pra mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário